Disjuntores (Substituição)

Substituição de Disjuntor (Advertencia NBR5410)


Conjuntos de proteção, manobra e comando

OBS: Os quadros de distribuição são considerados como conjuntos de proteção, manobra e comando.

Os quadros de distribuição destinados a instalações residenciais e análogas devem ser entregues com a seguinte advertência:

ADVERTÊNCIA
Quando um disjuntor ou fusível atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto circuito. Desligamentos freqüentes são sinal de sobrecarga. Por isso, NUNCA troque os seus disjuntores ou fusíveis por outro de maior corrente (maior amperagem) simplesmente. Como regra, a troca de um disjuntor ou fusível por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos por outros de maior seção (bitola).Da mesma forma, NUNCA desative ou remova a chave automática de proteção contra choques elétricos (dispositivo DR), mesmo em caso de desligamentos sem causa aparente. Se os desligamentos forem frequêntese, principalmente, se as tentativas de religar a chave não tiverem êxito, isto significa, muito provavelmente, que a instalação elétrica apresenta anomalias internas, que só poderão ser identificadas e corrigidas por profissionais qualificados.


A DESATIVAÇÃO OU REMOÇÃO DA CHAVE SIGNIFICA A ELIMINAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS E PROPORCIONA ASSIM, RISCO DE VIDA PARA OS USUÁRIOS DA INSTALAÇÃO.

Fonte NBR5410

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Configurando um device MODBUS

Rede Serial RS485

Arduino - Funções random e switch